Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2008-06-30

Viagem Maio/Junho - cadernos 2























Os cadernos que utilizei durante a viagem; ficou a faltar um bloco de aguarelas de formato maior que raramente utilizei.

O primeiro caderno de esquissos foi comprado no ano passado em Itália mas tem um papel muito fraco sobretudo para caneta, tinta ou, especialmente, quando se usa um fixador. A certa altura fartei-me dele e quase que o não usei.

O contrário se passou com o de aguarela com um belíssimo papel e que esgotei tendo de recorrer ao outro caderno, os que utilizo habitualmente aqui em Portugal. O papel de aguarela é muito bom e tem um tom perfeito; só teve um senão é que, ao longo da viagem, se foi desconjuntando um pouco pois a sua encadernação não deve ser das melhores.

Os esquissos e aguarelas abaixo são de Aix-en-Provence - primeiro local onde, realmente, começou a viagem. Aix é uma cidade que gosto sempre de visitar pelos seus mercados, pelo seu largo Cours Mirabeau cheio de sombras e ainda pelas ruas e pracinhas com que a cidade nos mimoseia a cada curva. Voltei especialmente para ver o renovado Museu Granet - um espaço privilegiado mas fraquinho sobretudo no que diz respeito a Cézanne. Também voltei ao seu atelier no alto da colina, cada vez mais turístico mas, como o sol era rei, aproveitei o seu belo jardim para descansar e aproveitar as sombras. A catedral é outro dos locais imprescindíveis especialmente pelo seu batistério.


My three sketches books of this trip. The sketches and watercolours are from Aix-en-Provence a city I love so much particularly the markets and the streets and squares.


9 comentários:

Eduardo Salavisa disse...

Esta região de França é belíssima. Só tem um senão: há sempre, durante todo o ano, muitos turistas, demasiados.

ma grande folle de soeur disse...

Magníficas recordações estes desenhos me trazem e sim ... é verdade que é pena n se poderem apagar com borracha os turistas a mais, como nos desenhos...lol

Pedro disse...

Ms que recolha tão bem organizada... parabéns!

vieira calado disse...

A arte de pintar é envolvente.
Por vezes as cores casam bem com as palavras. É outro entretenimento valioso.
Gostei dos seus trabalhos.
Bjs

Ad astra disse...

voltaste, que bom
voltaste, em grande
e descansam os olhos na habitual tranquilidade dos teus traços

um beijo

Anónimo disse...

Cadernitos de capa dura...encantadores.

bettips disse...

"Momentos sublimes"
estes
e os que virão
palavras e tons tão suaves que viajamos em céus
terras sonhadas tuas trazidas
em céus de papel
Bjinho

José Louro disse...

O da Winsor & Newton reconheço. É bom para a aguarela, o de 170 g. Com estas companhias a viagem sabe diferente, certo? Parabéns.

Anónimo disse...

You have 3 sketchbooks full....wonderful! Yes, aix-en Provence is just bustling with colour and inspiration!
ronell