Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2008-07-03

Viagem Maio/Junho 3 - Colmar







De Aix-en-Provence subimos para a Alsácia onde permanecemos uma semana numa pequena terrinha bem dentro dum Parque Natural onde começa um dos extremos da Route des Crêtes - Ste. Marie aux Mines.

Aproveitei o domingo para revisitar Colmar, sobretudo para observar em detalhe algumas coisas que o mês de Agosto encobre sempre com os "malfadados" turistas. Acertei. Como a maior parte das terras francesas ao domingo, Colmar estava deserta e só da parte da tarde começaram a chegar alguns turistas. Assim pude passear-me pelas ruas e pelas suas belas casas e ainda pelos canais e ter o Museu Unterlinden quase por minha conta - infelizmente com grande parte do seu espólio fechado para melhoramentos, assim já não revi o quadro de Vieira da Silva que, encantadamente, descobri numa tarde de Agosto. Deixei-me ficar pela beleza do edifício e pelo retábulo de Issehheim. Neste nunca sei o que mais apreciar se a pintura de Grünewald se o trabalho de madeira, encaixe e entalhe de Nicolas de Haguenau.

O almoço, como não podia deixar de ser, foi uma boa choucrutte mas, desta vez, sem os malfadados 40º desse Agosto de há alguns anos. Outra das vantagens de ver uma cidade ao domingo é a facilidade com que se arruma o carro, o que não é menos importante! Fica-se é com uma cidade fantasma desprovida dos seus habitantes.

A primeira aguarela foi feita com pressa pois havia muitas pessoas junto do canal que falavam imenso comigo. A segunda foi feita, calmamente, junto à Igreja, num banco à sombra.

One watercolour and some sketches of Colmar - France.


4 comentários:

Galeota disse...

O nosso recanto...

africantapestry disse...

Colmar is a place one can often return to and find something to paint or draw ever time. your top paintings capture the atmosphere of colmar lovely! Great sketching, glad you're back home safe and I look forward to the rest. Hope to meet you next time you visit France!
ronell

josé louro disse...

Literatura de viagem. E ilustrada!

M. disse...

Ah Colmar de grata memória!