Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2009-03-31

Itália 2009 - 14.02.09




Roma - Jardim Nicola Calipazi perto do apartamento onde fiquei. Tinta da China feito directamente sem desenho prévio. Moleskine de aguarelas.

Rome - Nicola Calipazi Garden near the appartment where I stayed. China ink.



Roma - claustro de S. João de Laterão - quase ao fim do dia- Tinta da China tb feito directamente. Moleskine de aguarelas.

Rome - St. John's in Laterano cloister. China ink.




Roma - Moleskine de desenho. Esquerda - um rápido esquisso do interior de Sta. Maria Maggiore. Direita - outro esquisso duma coluna de S. João de Laterão. Caneta.

Rome -Sketch moleskine with pen. Left a quick sketch of the interior of Sta. Maria Maggiore. Right a sketch of a column from St. John in Laterano.

2009-03-29

Itália 2009 - 13.02.2009




aguardando o embarque - aeroporto da Portela





Das aprendizagens. Dos sedimentos. Olhos e sentires abertos mesmo quando desfocados. Passada a lezíria procuro os lugares aqui, neste avião. Perdidas as âncoras procuro o arquipélago imaginário - porto seguro sem âncoras nem certezas. Onde os jardins se regam com as lágrima de uma dor e de uma gargalhada.

Rabiscos que traço nas nuvens que percorro. E nas memórias seco as pétalas rubras de novas descobertas.

Fugas - encontros - magias - uniões de contrários - assimetrias.

Volare...

2009-03-26

Itália 2009 - 2



folhas iniciais do Moleskine sketchbook. À esquerda texto retirado do livro do Salavisa e que pertence a José Neves. Achei que deveria lê-lo várias vezes.




página interior do Moleskine de aguarelas com a linha que foi passear comigo e que vai aparecer algumas vezes. Esta linha foi baseada na frase de Paul Klee de que muito gosto: desenhar é levar uma linha a passear.


2009-03-25

Itália 2009 - 1
















Os dois moleskine que levei. O maior de aguarelas que enchi completamente. O outro o sketchbook de desenho formato de bolso que vem com algumas páginas em branco. É que o meu amigo Eduardo Salavisa entusiasmou-me tanto neste vício dos diários gráficos que eu me lancei para tudo... alguns duvido que coloque aqui ;)

A partir de hoje colocarei os desenhos e as aguareladas por dias.

2009-03-23

Do regresso












O espaço branco em cima fica para que cada um o preencha com o olhar, a sugestão e aquela dosezinha de invenção sempre necessária.

Prometo um regresso rápido logo que arrume tudo e tenha tempo para começar a passar o scan nos dois sketchbooks que fiz.

Também a visita aos blogues que me são indispensáveis começará em breve.

2009-03-19

Brincando com o Photoshop


Distorcendo um desenho feito com lápis aguareláveis e que ficou demasiado claro. Um muro na Quinta das Conchas com árvores ao fundo




2009-03-16

Aguarelas e aguadas



Zoom do que vejo da minha varanda; por trás casario, mar e ao fundo o Cabo da Roca.

2009-03-09

Tinta da China/China ink




Tinta da China/China ink

2009-03-06

Diários gráficos




Página do último diário gráfico.

A page from my sketchbook.

2009-03-03

Do diário gráfico




Tinta sépia/sepia ink