Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2012-10-28

 
 


O Pico visto do sítio do costume o Peter. Grafite.

2012-10-26

Museu do Carmo

 
 
 


Um dos desenhos feitos no workshop da Mónica Cid em que viajámos à volta do Museu do Carmo.

Amanhã voltarei para outra viagem.

2012-10-24

A caldeira do inferno

 
 
 


Ainda no Monte da Guia mas do lado contrário, face ao mar, a caldeira do inferno, praticamente só acessível por mar. Um local de silêncio e de uma beleza rara  tocando o sublime.

2012-10-22

Per il mio amico Claudio Patanè

 
 
 



Esta aguarela foi feita no alto do Monte da Guia no parapeito do adro da capelinha. Estava muito vento, a "Nadine", a tempestade tropical que me pregou um grande susto, aproximava-se. Enquanto a fiz durante umas longas 3h pensava nos ensinamentos do Cláudio e nas suas magníficas panorâmicas.
Como diz o provérbio, tive o pé maior que a chinela, mas dei o meu melhor e fiquei contente por ter ousado e pelo momento vivido, quer pelo silêncio daquele local, quer pela vista - de cortar a respiração - quer ainda pela companhia que me ajudou a recuperar o material que o vento levava e que pacientemente aguardou a sua conclusão. Diria que foi um dos mais belos momentos em que reuni o prazer da viagem com o prazer dos sketches.

2012-10-18

Açores

 
 

Vulcão dos Capelinhos e o seu farol. Aguarela e caneta. Feito aos bocados pois chovia mas sempre do mesmo local.

2012-10-17

 
 
Um de Agosto - caneta e aguarela.

2012-10-16

Tavira- 31º encontro USP

 
 

Feito no pequeníssimo miradouro do Convento de Sto. António onde pernoitámos; era ainda manhã cedo e, tirando o lado da igreja, tinhamos quase uma vista de 360º. Aproveitei o lado que dava para as salinas e que, bem perto de mim, tinha uma frondosa cortina de árvores.
 



Tenho olhos na cara e sei ver os inúmeros erros que este desenho tem mas senti que devia publicá-lo pelo enorme prazer que tive em estar na oficina de um grande Mestre gravador que conheci e que sempre admirei. Um verdadeiro privilégio que me comoveu.


 


O último desenho que fiz e onde escrevi o que senti, no que aos desenhos diz respeito, durante estes dois dias. Reza assim: Tavira não quer nada com a minha mão; não sei se os meus olhos se perderam nela ou se ela se perdeu nos meus. Um conjunto de desenhos falhados mas a cidade ficou em mim. Uma redescoberta a que terei de voltar ao meu ritmo, com o meu passo e com o olhar fresco e lavado para a eterna procura - peregrinação de mim.

2012-10-15

Tavira

 
 


Um fim de semana em beleza - bom tempo, um óptimo grupo e uma cidade cuidada e bela.

2012-10-11

Açores

 


Outra aguarela com a vista de casa sobre o Atlântico na direcção da ilha de Santa Maria que, por vezes, se consegue avistar.

2012-10-10

Açores

 
 


A primeira aguarela feita no caderno que eu fiz com folhas de aguarela. Vista de casa sobre a serra de Àgua de Pau.

2012-10-08

2012-10-06

 


Acabadinho de sair do pincel de Tinta da China. Quinta dos Lilazes.

2012-10-01

Página dupla de diário gráfico

 
 


Dois desenhos feitos ontem a partir do vídeo que acompanha o magnífico livro Giaponne de Stefano Faravelli. Um livro que recomendo pela sua beleza estética e particularmente pelo seu conteúdo, o vídeo é muito bom e vem com uma pequena brochura com a transcrição do que está escrito nas páginas dos sketchbooks (em italiano e inglês).