Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2012-02-08

Antoni Tapiès 1923/2012


Morreu Antoni Tapiès um dos meus pintores preferidos e um grande pensador.

Do seu livro A prática da Arte, Edições Cotovia, Lx, 2002, deixo a seguinte citação:

A arte é uma fonte de conhecimento, tal como a ciência, a filosofia, etc., e a grande luta empreendida pelo homem para ir ajustando a sua concepção da realidade - que é o que o enaltece e torna livre - não pode prosperar se se manipularem ideias que já foram concebidas e realizadas anteriormente. As formas caducas não podem conduzir a ideias actuais. Se as formas não são capazes de ferir a sociedade que as recebe, de a irritarem, de a impelirem à meditação, de fazerem com que ela veja que está atrasada, se não estiverem em ruptura, então não são uma autêntica obra de arte. Perante uma verdadeira obra de arte, o espectador deve sentir-se obrigado a fazer um exame de consciência e a pôr em dia as suas velhas concepções. O artista deve fazer com que ele compreenda que o seu mundo era estreito, e deve abrir-lhe novas perspectivas. Isto é: deve levar a cabo uma autêntica obra humanista.

Quando o grande público encontra plena satisfação em determinadas formas artísticas, é porque essas formas já perderam toda a sua virulência.

Onde não houver verdadeiro impacto, não haverá arte. Quando a forma artística não é capaz de provocar o desconcerto no espírito do espectador e não o obriga a mudar de forma de pensar, não é actual.

4 comentários:

Luís Ançã disse...

Também gosto bastante do trabalho do Tapiès.
No dia anterior tinha falecido Fernando Lanhas.

José Louro disse...

Obrigado Helena. Estive hoje na Sagres.
Não sabia do Lanhas, luís.

Ad astra disse...

é mesmo pena que alguem que pensa assim se vá.

argumentonio disse...

a utilidade reclamada é bem diferente do utilitarismo, é um propósito de desalienação e superação para nos tornarmos mais humanos, melhores, fraternais, eis o sentido e concepção de Tàpies, que certamente encontrou a sua paz na eterna reflexão