Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2012-12-31

2013

 
 
Um BOM ANO com paz, afectos e um mundo menos materialista e mais sábio.
 
 



2012-12-27

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quinta das Conchas e Lilazes passeio matinal

2012-12-26

2012-12-19

 
 
 


Para todos os meus amigos e visitantes deste blogue.

2012-12-18

2012-12-11

Café da manhã

 
 


Aproveitando os modelos disponíveis.

2012-11-27

Workshop - Viagens pelo património

 


O que consegui fazer neste worshop tão diferente, tão apelativo e tão bem organizado. Quase tudo era novo e foi um grande desafio. O desenho da esquerda foi feito à fita e deu-me imenso gozo. O segundo foi a sua passagem para papel vegetal e modulação a caneta. A passagem deveria ter sido feita noutras condições (no mínimo em cima de uma mesa) e o pobre leão, um zoom dum brasão dum túmulo, ficou mal passado; mesmo assim consegui ficar com o registo do que se pretendia.

Vou ter de tentar novamente para consolidar o que aprendi.

2012-11-23

Do diário gráfico

 


Os modelos que o dia, o local e as diferentes situações trazem até nós. Tentando dar-lhes vida nestas páginas.

2012-11-18

 
 
Fiz ontem mais um workshop no Museu do Carmo desta vez com a Catarina França.

Depois de uma boa comunicação sobre as suas viagens de desenho científico fomos para o Príncipe Real desenhar. Tinhamos três trabalhos para fazer. O que aqui apresento é o terceiro. Devíamos apanhar algo que nos prendesse a atenção num deterninado local e desenhá-lo de forma a darmos uma sequência como que o antes e o depois.

Estava a chover e como me tinha refugiado debaixo de uma árvore aproveitei o banco que estava na minha direcção. O chapéu de chuva foi o traço que me apeteceu colocar para me lembrar destes desenhos feitos em circunstâncias adversas mas que me deram muito gozo. O vermelho do chapéu foi dado em casa.

2012-11-16

São Carlos

 
 
 


Só hoje tive tempo para digitalizar uma página do diário gráfico feita no workshop com a Rosário Felix e que nos permitiu desenhar dentro do São Carlos.

2012-11-14

Nadine

 
 
 

Feito no dia em que ficámos trancados em casa quando a tempestade tropical se abateu sobre as ilhas particularmente S. Jorge, Pico e Faial.

2012-11-12

 
 


A partir da varanda do meu quarto neste magnífico dia de sol. Caneta e aguarela.

2012-11-09

Horta/Faial

 
 

A capelinha da Sra. da Guia no alto do monte do mesmo nome. Feita a partir da esplanada do café de Porto Pim.

2012-11-06

Ainda os Açores

 
 



Esta aguarela foi feita manhã cedo do alto da estrada que entra na Horta e donde se vê em grande o Monte Queimado do lado da cidade, ao lado um bocadinho do Monte da Guia e por trás o Pico. Uma das coisas que muito me impressiona nesta cidade é as diferentes perspectivas em que os 3 montes se nos apresentam. Sempre diferentes, sempre com tonalidades impressionantes e, por vezes, um desaparece na bruma. Não era o caso neste dia, o Pico estava ali imponente e como se fizesse parte integrante da Horta e não houvesse o canal no meio.

2012-11-05

 
 


Uns diazinhos por fora longe do computador. Hoje um dos desenhos feitos no café da manhã e publicados com foto de telemóvel. Realço, contudo, que a cor do papel é óptima, mais clara do que aqui se vê mas não branca. Também resolvi parar o desenho quando a pessoa abandonou o local.

2012-10-28

 
 


O Pico visto do sítio do costume o Peter. Grafite.

2012-10-26

Museu do Carmo

 
 
 


Um dos desenhos feitos no workshop da Mónica Cid em que viajámos à volta do Museu do Carmo.

Amanhã voltarei para outra viagem.

2012-10-24

A caldeira do inferno

 
 
 


Ainda no Monte da Guia mas do lado contrário, face ao mar, a caldeira do inferno, praticamente só acessível por mar. Um local de silêncio e de uma beleza rara  tocando o sublime.

2012-10-22

Per il mio amico Claudio Patanè

 
 
 



Esta aguarela foi feita no alto do Monte da Guia no parapeito do adro da capelinha. Estava muito vento, a "Nadine", a tempestade tropical que me pregou um grande susto, aproximava-se. Enquanto a fiz durante umas longas 3h pensava nos ensinamentos do Cláudio e nas suas magníficas panorâmicas.
Como diz o provérbio, tive o pé maior que a chinela, mas dei o meu melhor e fiquei contente por ter ousado e pelo momento vivido, quer pelo silêncio daquele local, quer pela vista - de cortar a respiração - quer ainda pela companhia que me ajudou a recuperar o material que o vento levava e que pacientemente aguardou a sua conclusão. Diria que foi um dos mais belos momentos em que reuni o prazer da viagem com o prazer dos sketches.

2012-10-18

Açores

 
 

Vulcão dos Capelinhos e o seu farol. Aguarela e caneta. Feito aos bocados pois chovia mas sempre do mesmo local.

2012-10-17

 
 
Um de Agosto - caneta e aguarela.

2012-10-16

Tavira- 31º encontro USP

 
 

Feito no pequeníssimo miradouro do Convento de Sto. António onde pernoitámos; era ainda manhã cedo e, tirando o lado da igreja, tinhamos quase uma vista de 360º. Aproveitei o lado que dava para as salinas e que, bem perto de mim, tinha uma frondosa cortina de árvores.
 



Tenho olhos na cara e sei ver os inúmeros erros que este desenho tem mas senti que devia publicá-lo pelo enorme prazer que tive em estar na oficina de um grande Mestre gravador que conheci e que sempre admirei. Um verdadeiro privilégio que me comoveu.


 


O último desenho que fiz e onde escrevi o que senti, no que aos desenhos diz respeito, durante estes dois dias. Reza assim: Tavira não quer nada com a minha mão; não sei se os meus olhos se perderam nela ou se ela se perdeu nos meus. Um conjunto de desenhos falhados mas a cidade ficou em mim. Uma redescoberta a que terei de voltar ao meu ritmo, com o meu passo e com o olhar fresco e lavado para a eterna procura - peregrinação de mim.

2012-10-15

Tavira

 
 


Um fim de semana em beleza - bom tempo, um óptimo grupo e uma cidade cuidada e bela.

2012-10-11

Açores

 


Outra aguarela com a vista de casa sobre o Atlântico na direcção da ilha de Santa Maria que, por vezes, se consegue avistar.

2012-10-10

Açores

 
 


A primeira aguarela feita no caderno que eu fiz com folhas de aguarela. Vista de casa sobre a serra de Àgua de Pau.

2012-10-08

2012-10-06

 


Acabadinho de sair do pincel de Tinta da China. Quinta dos Lilazes.

2012-10-01

Página dupla de diário gráfico

 
 


Dois desenhos feitos ontem a partir do vídeo que acompanha o magnífico livro Giaponne de Stefano Faravelli. Um livro que recomendo pela sua beleza estética e particularmente pelo seu conteúdo, o vídeo é muito bom e vem com uma pequena brochura com a transcrição do que está escrito nas páginas dos sketchbooks (em italiano e inglês).

2012-09-28

Açores - Ponta Delgada

 

Esquerda - do exterior sobre os jardins do palácio de Sant'Ana. Direita - dentro do Jardim José do Canto ambos em Ponta Delgada e com espécies raras e muito bem arranjados.

Aguarela e caneta.

2012-09-12

Sentida homenagem

Apesar de estar nos Açores soube agora da morte do prof. David Lopes, meu professor de estética e um amigo que guardo dentro de mim. Não me sentiria bem se não deixasse aqui esta homenagem a um grande homem - vertical, eclético e com uma enorme cultura.

Como diz o povo português "que a terra te seja leve". Obrigada, David.

2012-08-27

Vou ali e já venho

 
 


Deixo-vos com esta aguarela feita recentemente nas Conchas num belo dia de sol, não neste cinzento que hoje o verão nos oferece.

Vou ali até à Atlântida ou ao que dela resta ou ao sonho que dela temos. Vou, contudo, para um dos mais belos lugares onde ainda há silêncio, verdes a perder de vista e todo o mar/horizonte por nossa conta.

Se conseguir tentarei actualizar de vez em quando o blogue.

Até breve - um breve que, espero, decorra lento.

2012-08-25

Tentativas

 
 

 
 
 

2012-08-24

Acabadinha de chegar do MUDE

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 


Seguindo os sábios conselhos dos meus amigos - Rosário Félix e Zé Louro.

A exposição de Manuel Estrada já não deu para fazer esboços senão  deixavam-me sozinha... mas registei muito do que encontrei escrito.

2012-08-20

Ainda as Conchas

Desenhado na toalha do café e depois colado no sketchbok.

2012-08-03

Acabadinho de sair dos dedos





Conchas pelo fresquinho da manhã.