Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2010-07-02

Passeios

No passado fim de semana fiz dois passeios; no sábado de manhã com os Amigos dos Castelos a alguns pateos e vilas que Lisboa esconde. Começámos na zona do Castelo e, passando pela Graça, acábamos em Sapadores. Infelizmente o tempo para desenhar não existiu a não ser enquanto, no Miradouro de Santa Luzia, aguardava a chegada de todos os outros sócios. No domingo fui com o Centro Nacional de Cultura conhecer alguns dos fortes que defenderam a nossa cidade antes e depois dos Filipes. Aqui apesar de ter de ser tudo à primeira ainda consegui desenhar qualquer coisa.


Do Miradouro de Santa Luzia sobre uma casa velha na encosta do Castelo.



A primeira paragem no Farol da Guia enquanto tomávamos café "apanhei" um dos participantes - o nosso guia precisamente. O de baixo um ângulo do Forte de Oitavos.




O Forte da Assubida ou da Cadaveira.




Finalmente, depois do almoço, uma visita pormenorizada ao Forte de S. Julião da Barra que já conhecia e onde na minha adolescência passei algum tempo. Foi bom revisitá-lo apesar de, sem ninguém, me ter parecido um forte fantasma, habituada a que estava a vê-lo cheio de gente.

Um pormenor da Torre desenhado rapidamente enquanto esperávamos que nos abrissem a porta. E o outro o pormenor de uma coluna na belíssima cisterna hoje adaptada a sala de banquetes.

2 comentários:

Galeota disse...

... também fui...estou no Forte de S. Julião da Barra, atrás da coluna.

Ad astra disse...

grande e proveitoso passeio