2007-07-30
Lisboa # 17
Com caneta um esboço duma árvore dos belos jardins da Gulbenkian.
With a pen a quick sketch of a tree of a Lisbon's park.
2007-07-28
Dos Outros
Depois de o Eduardo Salavisa ter colocado dois desenhos de Daciano da Costa e de citar a fonte fiquei curiosa e mandei vir o livro. É também assim que se aprende. E gosto de ver o olhar treinado escolher alguns pormenores de lugares que conheço e que também muito me seduziram. Ando encantada com o livro.
2007-07-26
Ericeira
2007-07-24
Esboços da viagem a Itália 2007 # 23
Uma rua do centro histórico de Pistóia. Como era dia de mercado não consegui nenhum sítio onde me colocar para dar uma aguarelada; assim, foi feita em pé, com o caderno na mão e a mochila virada para a frente onde assentei a caixa das aguarelas e onde tinha uma pocinha de água. Talvez pela dificuldade goste tanto desta fraca aguarela.
A street on the historical center of Pistoia.
2007-07-22
2007-07-20
Esboços da viagem a Itália 2007 - 21
2007-07-18
2007-07-16
2007-07-14
Dos outros
Aqui falo da exposição - 50 Anos de Arte Portuguesa na Fundação Calouste Gulbenkian. No Traços e Cores deixarei algumas "repescagens" do que alguns artistas escreveram sobre a arte, sobre os seus problemas ou sobre a sua pintura.
Os desenhos são mapas. O espaço é território. O mundo é sujeito, o objecto, uma memória.
Luís Neuparth
Um problema com o qual sempre me debati, o da representação, parece-me cada vez mais claro. Sinto que disponho de um meio de significar e não de representar. É quase a definição do calígrafo chinês ou do factor de tapetes orientais (...)
Penso no obelisco da Praça da Concórdia e digo "je ne represente pas, je signifie".
vejo agora que falhei o nome de quem o escreveu - corrigirei quando lá voltar
A minha pintura, os meus desenhos, foram sempre um vaivém entre imagens do passado e do presente. Conto histórias, falo das minhas vivências, do que vi e do que me sensibilizou mais. (...) Fui sempre seduzida pelo mistério e pela liberdade da natureza. O meu mundo, feito de recordações, olhares cúmplices e denunciadores foram e são, por vezes, retratos autobiográficos. As minhas memórias de uma infância difícil e dura, mas também marcada pelo maravilhoso, pelo sagrado, foram e são fundamentais para eu ser o que sou.
Graça Morais
2007-07-12
2007-07-09
2007-07-07
2007-07-05
2007-07-03
2007-07-01
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