Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2007-07-30

Lisboa # 17




Com caneta um esboço duma árvore dos belos jardins da Gulbenkian.

With a pen a quick sketch of a tree of a Lisbon's park.


2007-07-28

Dos Outros




Depois de o Eduardo Salavisa ter colocado dois desenhos de Daciano da Costa e de citar a fonte fiquei curiosa e mandei vir o livro. É também assim que se aprende. E gosto de ver o olhar treinado escolher alguns pormenores de lugares que conheço e que também muito me seduziram. Ando encantada com o livro.

2007-07-26

Ericeira




A velha piteira que fica junto à casa onde passei a minha infância. Das antigas piteiras já poucas restam... sobram as palmeiras!!!

2007-07-24

Esboços da viagem a Itália 2007 # 23




Uma rua do centro histórico de Pistóia. Como era dia de mercado não consegui nenhum sítio onde me colocar para dar uma aguarelada; assim, foi feita em pé, com o caderno na mão e a mochila virada para a frente onde assentei a caixa das aguarelas e onde tinha uma pocinha de água. Talvez pela dificuldade goste tanto desta fraca aguarela.

A street on the historical center of Pistoia.


2007-07-20

Esboços da viagem a Itália 2007 - 21




Sentada na esplanada dum café um pouco abaixo da Piazza Michelangelo em Florença com o rio e parte da cidade aos meus pés.

At a coffee house nearby Piazza Michelangelo at Florence with the river and the city at the horizon,


2007-07-16

Aguarelas e aguadas # 34





Do imaginário/From imagination


2007-07-14

Dos outros




Aqui falo da exposição - 50 Anos de Arte Portuguesa na Fundação Calouste Gulbenkian. No Traços e Cores deixarei algumas "repescagens" do que alguns artistas escreveram sobre a arte, sobre os seus problemas ou sobre a sua pintura.

Os desenhos são mapas. O espaço é território. O mundo é sujeito, o objecto, uma memória.

Luís Neuparth



Um problema com o qual sempre me debati, o da representação, parece-me cada vez mais claro. Sinto que disponho de um meio de significar e não de representar. É quase a definição do calígrafo chinês ou do factor de tapetes orientais (...)

Penso no obelisco da Praça da Concórdia e digo "je ne represente pas, je signifie".

vejo agora que falhei o nome de quem o escreveu - corrigirei quando lá voltar



A minha pintura, os meus desenhos, foram sempre um vaivém entre imagens do passado e do presente. Conto histórias, falo das minhas vivências, do que vi e do que me sensibilizou mais. (...) Fui sempre seduzida pelo mistério e pela liberdade da natureza. O meu mundo, feito de recordações, olhares cúmplices e denunciadores foram e são, por vezes, retratos autobiográficos. As minhas memórias de uma infância difícil e dura, mas também marcada pelo maravilhoso, pelo sagrado, foram e são fundamentais para eu ser o que sou.

Graça Morais



2007-07-07

Aguarelas e aguadas # 33




Nos jardins da Gulbenkian.

Lisbon - gardens of the Gulbenkian Museum.


2007-07-05

Esboços viagem à Itália 2007 - 20




Um pinheiro aguarelado no Parque Cascine.

A pine tree at Cascine's Park.


2007-07-03

2007-07-01