Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2012-11-27

Workshop - Viagens pelo património

 


O que consegui fazer neste worshop tão diferente, tão apelativo e tão bem organizado. Quase tudo era novo e foi um grande desafio. O desenho da esquerda foi feito à fita e deu-me imenso gozo. O segundo foi a sua passagem para papel vegetal e modulação a caneta. A passagem deveria ter sido feita noutras condições (no mínimo em cima de uma mesa) e o pobre leão, um zoom dum brasão dum túmulo, ficou mal passado; mesmo assim consegui ficar com o registo do que se pretendia.

Vou ter de tentar novamente para consolidar o que aprendi.

2012-11-23

Do diário gráfico

 


Os modelos que o dia, o local e as diferentes situações trazem até nós. Tentando dar-lhes vida nestas páginas.

2012-11-18

 
 
Fiz ontem mais um workshop no Museu do Carmo desta vez com a Catarina França.

Depois de uma boa comunicação sobre as suas viagens de desenho científico fomos para o Príncipe Real desenhar. Tinhamos três trabalhos para fazer. O que aqui apresento é o terceiro. Devíamos apanhar algo que nos prendesse a atenção num deterninado local e desenhá-lo de forma a darmos uma sequência como que o antes e o depois.

Estava a chover e como me tinha refugiado debaixo de uma árvore aproveitei o banco que estava na minha direcção. O chapéu de chuva foi o traço que me apeteceu colocar para me lembrar destes desenhos feitos em circunstâncias adversas mas que me deram muito gozo. O vermelho do chapéu foi dado em casa.

2012-11-16

São Carlos

 
 
 


Só hoje tive tempo para digitalizar uma página do diário gráfico feita no workshop com a Rosário Felix e que nos permitiu desenhar dentro do São Carlos.

2012-11-14

Nadine

 
 
 

Feito no dia em que ficámos trancados em casa quando a tempestade tropical se abateu sobre as ilhas particularmente S. Jorge, Pico e Faial.

2012-11-12

 
 


A partir da varanda do meu quarto neste magnífico dia de sol. Caneta e aguarela.

2012-11-09

Horta/Faial

 
 

A capelinha da Sra. da Guia no alto do monte do mesmo nome. Feita a partir da esplanada do café de Porto Pim.

2012-11-06

Ainda os Açores

 
 



Esta aguarela foi feita manhã cedo do alto da estrada que entra na Horta e donde se vê em grande o Monte Queimado do lado da cidade, ao lado um bocadinho do Monte da Guia e por trás o Pico. Uma das coisas que muito me impressiona nesta cidade é as diferentes perspectivas em que os 3 montes se nos apresentam. Sempre diferentes, sempre com tonalidades impressionantes e, por vezes, um desaparece na bruma. Não era o caso neste dia, o Pico estava ali imponente e como se fizesse parte integrante da Horta e não houvesse o canal no meio.

2012-11-05

 
 


Uns diazinhos por fora longe do computador. Hoje um dos desenhos feitos no café da manhã e publicados com foto de telemóvel. Realço, contudo, que a cor do papel é óptima, mais clara do que aqui se vê mas não branca. Também resolvi parar o desenho quando a pessoa abandonou o local.