Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2016-02-29

 
 

2016-02-28

Workshop de Patrizia Torres no Atelier Vieira da Silva


 
 
 
 
 
 
 
Dois desenhos feitos ontem no workshop de Patrizia Torres no Atelier Vieira da Silva. Mesmo com um tempo péssimo foi um grande workshop.

O primeiro desenho foi feito enquanto ela se apresentava e contava como se tornou uma Urban Sketcher. Patrizia é uma hospedeira de bordo e uma belíssima comunicadora.

O segundo foi o último trabalho - desenharmos uma pessoa que não conhecessemos bem; o desenho teria que incluir mãos e um texto.



2016-02-25

CAM



 

As minhas preciosas páginas que garatujo durante a visita às exposições. São-me preciosas porque quando as revejo revisito os locais, as histórias, os quadros e toda a envolvência, são as extensões da minha memória. Graficamente nada valem, mas são preciosas para mim.

Hoje, volvidos alguns anos, tenho pena de não as ter agrupado em diários gráficos apenas dedicados ao tema Exposições; dar-me-iam menos trabalho a encontrar os registos quando a eles quero voltar, é que os cadernos já são muitos e começa a ser "encontrar uma agulha num palheiro".

Desta vez fica o registo da passagem pelo CAM para ver a exposição O Círculo Delaunay e a exposição do alemão Hein Semke de que muito gostei.

2016-02-24

2016-02-22

Workshop no Atelier Vieira da Silva com José Maria Sanchez




A única folha que fiz durante este workshop. Tentei apanhar alguns locais da zona do Rato, como pedido. O texto era "imperioso e urgente".

Antes de irmos desenhar estivemos a ver inúmeros sketchbooks que o José Maria trouxe para nos mostrar. Que páginas! e falo, acima de tudo, da composição das páginas e do diálogo entre desenho e texto - magníficas.

2016-02-18

 
 

 
 

2016-02-17

2016-02-16

Quinta das Conchas

 



Registos de Inverno.

2016-02-15

Mafra



Desta vez foi muito difícil desenhar na Ericeira. O tempo esteve quase sempre péssimo com algumas escassas abertas.

Na 6ª f., como estava mau, resolvemos ir ao Palácio de Mafra, a ida e a vinda foram penosas, um denso nevoeiro, e eu odeio guiar com nevoeiro. Felizmente tudo correu bem mas até a visita foi fraca pois chovia em certas partes do Palácio, a humidade era terrível e estavam sem luz que, a certa altura, lá voltou intermitentemente. Fez-me lembrar a minha infância quando íamos para o cinema e muitas vezes voltávamos no outro dia para ver a parte restante do filme. Tenho, contudo, de realçar a simpatia e competência de uma das funcionárias que, tendo eu mostrado interesse em visitar a biblioteca - ia com alguém que a não conhecia - me disse, a biblioteca fica no fim do percurso mas eu deixo-a entrar por aqui e vai fazer o percurso ao contrário assim pode ser que, mesmo sem luz, consigam ver alguma coisa e, além disso temos um escola do Porto que já chegou e vão estar em diferentes grupos e assim podem ter, durante algum tempo, a biblioteca só para vós.

No final visitámos a igreja e regressamos enquanto ainda estava dia, melhor, nevoeiro.

Há muito que não encontrava tão mau tempo na Ericeira. Valeram os bons almoços com o bom peixe daquela zona e um valente cozido.

Ficam estes desenhos feitos à pressa, o da esquerda do Convento, a frase foi ouvida a uma pessoa, o outro um arco da igreja delineado em 3m e completado em casa. O registo dos dias de nevoeiro com que a Ericeira e, neste caso, Mafra, nos brindaram.

2016-02-05

 
 

2016-02-04

Padaria Portuguesa





Acabadinho de ser feito, só o tempo de voltar para casa.

2016-02-03

Salva



2016-02-02

Todos em curto-circuito




 
 
Os nomes são os dos formadores.

2016-02-01

Workshop Curto-Circuito no Museu da Electricidade


 

 

 

Ontem no Museu da Electricidade - workshop Curto-Circuito. Uma verdadeira maratona de desenho. 3 workshops de manhã e outros 3 à tarde, apenas com uma hora cada um com explicações do que era para fazer incluídas. .

Um grande desafio. Tive de usar dois cadernos. Vou apenas publicar um de cada workshop. Os nomes que constam são os dos monitores. No meio daquela correria nem tive tempo de tomar nota dos nomes de todos os workshops.

E vivam os USKP.