Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2015-12-31




Que 2016 seja um bom ano para cada um de vós.

2015-12-30

Florença




 


Museu Arqueológico de Florença onde vi uma magnífica exposição pré-colombiana. O Museu é enorme e merece outra visita pois tirando a exposição e a parte etrusca o resto foi visto demasiado rapidamente. Tem um enorme acervo do Egito e da Grécia entre muitas outras coisas.

2015-12-29

Florença




 
 


Uma manhã passada no Horto Botânico de Florença que, sempre que lá ia, espreitava pelas grades que o ladeiam. Desta vez fui visitá-lo e foi um regalo para o olhar e para a mão.

A árvore é enorme e estende os seus ramos por uma superfície impressionante. Apenas pude desenhar uma ínfima parte.

2015-12-28

Quinta das Conchas





Ontem de manhã, desenhando partes do meu percurso

2015-12-27

Quinta das Conchas




Ontem no passeio matinal na Quinta das Conchas. Desenho rápido que o frio apertava.

2015-12-21

Boas Festas





A todos os amigos e a todos que aqui venham desejo Boas Festas.

Junto um texto de Miguel Torga escrito em S. Martinho de Anta a 24 de Dezembro de 1960 que, apesar de antigo, é ainda tão actual.



Natal. Já tudo dorme. e só eu, na casa, rumino ainda as rabanadas. Que significam elas afinal? O mundo estará realmente povoado neste momento por uma nova esperança? Não se ouviram passos auspiciosos ao dar da meia-noite, nem houve. com certeza, parto divino em nenhuma maternidade ou estábulo.  Mas sabe-se  que os grandes enviados chegam sem ruído, que o nascimento de que se trata é doutra natureza, que a luz esperada tem de acender-se dentro de nós. Por isso, quando digo mundo penso nos meus próprios limites, e neles procuro descortinar os sinais concretos da maravilhosa presença. Timidamente, aflora-me aos lábios uma palavra, que só de ser balbuciada aviva a chama da lareira. Amor - repito, alvoraçado. Mas não vou mais longe. Desalentadoramente, a boca, como um sino sem alma, deixa de vibrar. É que, por artes de não sei que espírito invisível e demoníaco, começa a desfolhar-se diante dos meus olhos um calendário de dois mil anos. E, nele, a palavra mágica, que impulsivamente me saiu da alma, escrita em vão duas mil vezes...

2015-12-20

Florença



 


Nos jardins Boboli e Bardini.

2015-12-19

Florença




 


Florença - dia dedicado aos Boboli - grandiosos jardins do Palácio Pitti. Ficam os registos que o caderno me obrigou a fazer.

2015-12-18

Quinta das Conchas




Regresso às Conchas e regresso aos registos que dela faço. Um dia ainda hei-de contar quantos sketches tenho da Quinta das Conchas e/ou Lilazes.

2015-12-17

Lisboa Oriental





Só ontem consegui ir desenhar um local de Lisboa Oriental.

2015-12-16

Florença




Florença - um dia dedicado aos jardins - primeiro os Boboli que pertencem ao Palácio Pitti e o outro que lhe fica adjacente, os jardins da casa Bardini.

O bilhete de entrada dava para ver algumas exposições. Escolhemos a da roupa através dos tempos e, nesta dupla página, procurei mostrar diferentes épocas.

2015-12-15

Florença




De S. Miniato al Monte sobre as cúpulas de Florença.

2015-12-14

Pelos caminhos de Portugal


 

 

 


Algumas das árvores desenhadas, aqui e ali, no nosso belo Alentejo.

2015-12-04

Florença





Durante a estadia em Florença fui passar um dia a Bolonha, fica o registo das suas famosas Torres.

2015-12-03

Florença

 

 


No Museu Arqueológico de Fiesole.

2015-12-02

Florença



 

Em Fiesole, colina a 7km de de Florença donde se tem a mais bela vista sobre a cidade.

Estive na Área Arqueológica e no Museu Arqueológico de Fiesole que tiveram grandes melhoramentos em relação ao que vira anteriormente..

Os dois sketches são da área arqueológica. O último é duma pequena elevação que sobe e que tapa o magnífico convento dos Franciscanos, uma das maravilhas de Fiesole, sobre a qual Camus escreveu.

2015-12-01

Florença



 
 

 


Mais uma manhã de chuva, mais uma visita a um Museu, desta vez ao Museu Galileu onde poderia ter continuado por muito mais tempo.