Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2015-11-30

Atelier Vieira da Silva






Workshop com o João Catarino

Desafios onde o espaço negativo é sempre a presença, assim como o jogo do claro/escuro.

Desafios que nos obrigam a ver melhor e a compreender o espaço envolvente.

2015-11-27

2015-11-26

Florença

 
 


Uma dupla página feita em vários dias- das pequenas coisas.

2015-11-25

Florença




Florença - Museu de arte contemporânea Marino Marini que há muito queria visitar.

2015-11-24

2015-11-23

Florença

 


Mais uma dupla página do meu diário gráfico

Esquerda - desenhos do claustro do Convento dos Descalços de que só resta o claustro. Um sítio pouco visitado com belíssimos frescos de Andrea del Sarto e um local de paz e silêncio.

Direita - o telhado duma casa que, vá lá saber-se porquê, me atraiu o olhar desde o primeiro dia que a vi. Todos os anos a desenho. Este ano foi um desenho mais rápido que tínhamos para onde ir.

2015-11-22

Lisboa

 


O Castelo visto do Martim Moniz.

2015-11-21

Lisboa


 


Desenhando Lisboa - R. dos Poiais a S. Bento.

2015-11-20

Florença



 


Feitos numa tarde de chuva no museu de Antropologia e Etnologia de Florença. Infelizmente, por ser domingo, fechou cedo e ficou muito por ver.

2015-11-18

2015-11-17

Casa dos Mundos

 
 



Os Urban Sketchers foram convidados pela Câmara para uma exposição na Casa dos Mundos, em S. Bento, no âmbito da multiculturalidade.

Este foi o desenho que fiz na actual freguesia das Mercês na R. do Poço dos Negros.

Ainda tenho outra casa, um cabeleireiro, para desenhar no Largo de S. Domingos.

2015-11-16

Workshop do Vicente

 
 



Dois dos desenhos feitos no Workshop do Vicente. As propostas foram aliciantes e desenhar apenas com caneta é um desafio de que gosto.

Gostei muito daquele a que ele chama de varrimento, creio que o vou utilizar várias vezes.

O de A a B deu-me imenso gozo fazer e creio que vou tentar fazê-lo várias vezes pois sinto que deixa uma certa força e frescura no desenho.

2015-11-15

 
 


Ontem passei todo o dia desde as 9:45 até às 22h no Jardim das Amoreiras e no Atelier Vieira da Silva. Um dia magnífico.

De manhã workshop com o Vicente Sardinha. Gostei tanto de levar a minha linha a passear. Coitadita, pode ser fraquinha mas estava tão contente. Linha pura e desenho a preto e branco. As propostas fora verdadeiros desafios a que aderi sem preocupação nem tensão. Uma manhã em que o desenho me libertou de tudo o que fosse negativo.

Um almoço com um grupo de urbans onde, para além de se comer bem, falámos muito e partilhámos experiências.

À tarde estive a desenhar, apenas o desenho que aqui está - a conversa e o conhecimento daqueles que partilham os mesmos gostos foi muito importante. Por volta das 18h e pouco atiramo-nos a um dos propósitos deste dia, desenhar a noite. Um grande desafio que publicarei quando tiver tempo para o scanner.

Às 20h no Atelier reunião/jantar dos urban sketchers que aderiram à proposta feita pela Inês do Museu Vieira da Silva. Confraternização e um belo jantar; cada um levou qualquer coisa, um pique-nick dentro de casa e que bom que estava.

Voltem muitos dias como este.

2015-11-13

Florença

 


Esquerda - Setignamo, uma pequena vila muito antiga situada numa das muitas colinas que rodeiam a cidade mais ou menos a 6km de Florença e com uma magnífica vista sobre a cidade e, particularmente, o Duomo. Tem imensos palacetes e casas antigas muito bonitas. O desenho foi feito  da estrada mais alta sobre a Igreja de Santa Maria Assunta que, das duas vezes que lá fui, nunca a consegui encontrar aberta; tenho pena pois o Michelin faz-lhe uma elogiosa referência.

Direita - no parque das Caccine junto ao Arno uma tentativa de enquadramento à Procópio; as árvores do meio saíram-me muito mal.

2015-11-12

Florença

 


Uma bebedeira de gelados.

Sou uma fã de gelados, toda a vida o fui e, em Itália, quase todos são bons mas, em Florença, não conheço nenhuns tão bons como no velhinho Vivoli. Praticamente vou lá todos os dias.

Esta página reservei-a para os gelados que lá comi, falta o do dia da chegada mas, nesse dia, estava tão cansada que, apenas, no pequeno moleskine de bolso fiz um desenho dos Vivoli

Falhei 5 dias - um porque estava fechado, encerra às 2ªs feiras, outro quando fui a Bolonha, outro porque tínhamos almoçado muito bem e tarde e não seria conveniente para a saúde, os outros dois dias porque o cansaço era grande e já lá não fomos.

No último dia vinguei-me e comi dois seguidos!!!

Pelo menos a página está muito colorida e só de olhar para ela fico ensalivando e cheia de saudades dos Vivoli.

2015-11-10

Florença

 


Florença - Da ponte que fica depois da ponte Vecchio na direcção contrária a S. Miniato al Monte.

2015-11-09

Florença

 
 


Finalmente recomeço a publicar os desenhos de Florença feitos no Moleskine de aguarela.
Ainda publiquei dois desenhos do caderno quando estava em Florença mas depois parei pois ontem, na casa da Maria Celeste, estive com um grupo de amigos urban scketchers com quem compartilhei o caderno e as histórias. Uma tarde óptima.

Agradeço a todos que estiveram presentes e em particular à Mª Celeste por, mais uma vez, ter aberto a casa e ter proporcionado uma tarde tão agradável.

Página da esquerda - parte do claustro e coluna da igreja de S.S. Annunciata. Página da direita - um pouco do claustro do Spedale degli Innocenti.

O que gosto da harmonia da fachada do Spedale não está em linha com o pouco que nos deixam visitar lá dentro e ainda por cima tudo em obras. Local onde não penso voltar a não ser à praça e à sua fachada.

2015-11-06

Florença

 

Mais um sketch feito no Museu Arqueológico de Florença no caderno de bolso com que sempre andava. Creio que foi o último a ser feito, talvez num dos museus onde mais desenhei.

2015-11-03

Revista "Lisboa" da Câmara Municipal de Lisboa

 


O desenho no canto inferior direito é meu - pessoas passeando no Rossio.

Alguns Urban Sketchers foram contactados para participarem da revista.

2015-11-02

Quinta das Conchas

 

A árvore que vou desenhando pois nunca sei quando a encontrarei no chão. Feita no sábado de manhã com o sol a bater-lhe. Está negra e cada vez mais tombada. Os meus registos são o meu agradecimento por ela ter encantado o meu olhar há mais de duas décadas.