Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2013-01-30

Conchas

 
 


As Conchas foram severamente fustigadas pelo temporal de dia 19 - cairam muitas árvores, hastes de palmeiras por todo o lado, ramos enormes e mais pequenos caídos numa extensão inimaginável, arbustos completamente arrancados e, então, na parte da mata, a razia foi muito grande estando  até interdita para avaliação cuidada da estabilidade dos terrenos e das árvores.

Ontem, quando lá estive, as Conchas ainda estavam muito "despenteadas" mas já começavam a ter aspecto de parque. Contudo as árvores ainda estão no chão mas já desempedindo os caminhos.

Estas duas encontravam-se junto ao lago, lado a lado, agora a que está de pé levou um grande rombo e a outra encontra-se a seus pés. Chega a ser comovedor. Felizmente, algures, num dos muitos sketchbooks, encontram-se desenhadas. Terei de as ir procurar. Servem para memória futura.

2013-01-28

Pedras

 
 
 


Pedras com memórias que trouxe do vulcão dos Capelinhos. Grafite.

2013-01-25

Estudos de uma manga

 
 


Quando o tempo não ajuda aproveitam-se as "naturezas" caseiras para fazer experiências com novos médios e com um riscador que me fascina caneta de aparo. Aliás tenho uma colecção de aparos que vem do tempo do meu pai.

2013-01-24

As Idades do Mar





Feito rapidamente no final da visita a esta exposição que encheu o meu olhar.

2013-01-22

Depois da matança do porco



Anta do Olival da Pega


Menir do Outeiro



Cromeleque do Xerez


Depois do almoço, da fraternal partilha dos cadernos e da foto de "família", os que ainda ficaram foram dar uma volta, com dois bons cicerones, pelos megalíticos que acabou, já noite, em Monsaraz com a barragem a nossos pés e um frio de "rachar" mas ao qual ninguém deu importância tal a beleza e paz do que fomos vendo.
Os desenhos foram muito rápidos mas, para mim, têm neles o sabor da beleza do momento e do olhar tranquilo de quem se sentia muito bem com a beleza que a rodeava e com a empatia que ali nos juntava. A aguarela foi acrescentada mais tarde pois ali não havia tempo.
Destaco ainda o caminho das oliveiras a que o Luís nos levou. Voltarei seguramente para as desenhar pois como aquelas e naquela profusão raramente se encontram. Obrigada Luís.
Seguiu-se um óptimo jantar mas neste creio que ninguém desenhou pois a conversa absorveu-nos inteiramente.

2013-01-21

34º Encontro de Diários Gráficos - Reguengos de Monsaraz














Em dia de temporal com alertas vermelhos saímos de Lisboa por volta das 6 da manhã em direcção à Escola Básica de Reguengos de Monsaraz para mais um encontro de urban sketchers desta feita para assistirmos a uma matança de porco. Vento, chuva e um dia de tormenta. Os planos foram um pouco alterados mas não alteraram nem o convívio, nem um dia magnificamente passado.

Primeiro uma paragem num café de S. Pedro do Corval para retemperar forças e depois ida para o monte onde o porco foi morto. Desenhei pouco aí pois confesso que não gosto de ver a matança. O tempo também não ajudava e o frio era intenso.

Regressámos à Escola onde assistimos, mais através dos vidros do que no exterior, ao desmanchar do bicho enquanto no interior a partir das 10 já havia uma mesa com iguarias de primeira que nos aqueceram o corpo e a alma.

Fica um registo dos desenhos que consegui fazer quer da "marranita" quer da envolvência.

Do almoço nem falo!!! Fomos recebidos como os alentejanos o sabem fazer, brilhantemente!

Os desenhos do passeio da tarde ficam para outro post!



2013-01-16




Da janela de casa. Caneta de tinta permanente.

2013-01-14

2013-01-09

Páginas de diário gráfico




Para não variar, ainda nas Conchas.

2013-01-07

Da janela da cozinha. As árvores que se encontram à direita já são da Quinta das Conchas.