Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2011-03-31

Londres 6






Concerto em St. Martin-in-Fields. Desenhos feitos durante o concerto e quase sem conseguir ver o que fazia. Mas gostei de guardar este registo de um concerto precioso pois o coro era composto por alunos muito novos e com vozes soberbas. Além disso os concertos nesta antiga igreja são quase sempre muito bons e o ambiente é muito pacificador.

2011-03-29

Londres 5



A cúpula da igreja de St. James em Picadilly Street bem perto da Academy onde fui ver uma belíssima exposição de desenhos de Watteau. Tinta da China sépia.

2011-03-27

Londres 4


Esperando a abertura da National Gallery aproveitei para fazer a torre de St. Martin's in Field onde nessa mesma noite veria um belíssimo concerto - Glory of the Baroque


Entrada do Museu Britânico e a cariátide.


O cavalo que sempre que vou à sala do Partenon desenho.


2011-03-25

Londres3



Uma das belíssimas árvores de Russell Square. Só lamento não ter tido garras para desenhar o esquilo que atrevidamente a subia e descia numa maníaca fúria.

2011-03-23

Londres 2











Desenhos do primeiro dia feitos no sketchbook.

Penso que os diários gráficos devem reflectir os sentimentos gráficos mas também aqueles a que as palavras dão voz razão porque estou a colocar desenhos onde escrevi várias coisas.

O último desenho é de um pub perto do Hotel onde fico, em Russell Square, e que tem imenso charme. Não é um pub característico mas sim um pub literário e com uma parte superior que tem o pomposo nome de drawing room. É, ainda, um repositório de algumas antiguidades a nível de cadeiras, raras se repetem, mesas antigas, escrevaninhas, papeleiras e alguns artefactos especialmente dos anos 50 e 60. É frequentado por gente relativamente nova, barulhenta, interessante e muito movimentado; único defeito - mais caro que os pubs tradicionais!

2011-03-20

Londres 1






De regresso sem grande vontade pelo muito que ficou por ver e passear e porque este nosso país não está definitivamente nada apelativo.

Mas falemos antes dos desenhos que por lá fiz. Levei um moleskine de aguarelas pequeno e um A6 de desenho. Vou juntá-los por temas pois, compulsivamente, fui desenhando bastante.

Começo por uma belíssima exposição que estava no British Museum - Afghanistan: Crossroads of the Ancient World - onde aprendi bastante sobre a história desse povo e vi um importante acervo do que ficou escondido durante o domínio talibã.
Aguarela e caneta.

2011-03-08



Deixo-vos com uma parte da minha estante onde tenho os livros de arte, os meus diários gráficos e parte da minha colecção de canecas. Vão-se entretendo que eu vou só ali até à Tate Britain ver 800 anos de aguarelas e já agora aproveito para passar uns diazitos.

Até breve.

2011-03-07

Experiências






Caneta.

2011-03-05

A partir de uma entrevista







Estive a ver um vídeo com uma entrevista a Stefano Faravelli que muito apreciei. Durante o vídeo Faravelli é apanhado mais ou menos na posição em que o desenhei. Como gostei muito da parte em que ele fala do desenho e da escrita resolvi copiar parte da entrevista - para "memória futura". Penso no meu diário gráfico como um repositório não só de desenhos e palavras mas de tudo o que a eles diga respeito. No outro lado da página tentei copiar a cabeça dum peixe e uma lula que ele desenha, noutro vídeo, no mercado do peixe.


No desenho de baixo coloquei o que ele escreveu sobre os cinco elementos e a sua relação com as cores. Para isso dei uma ligeira aguada na follha e depois num papel fiz o pequeno desenho que se encontra no canto inferior esquerdo, recortei-o e coloquei-o na página.


Estes vídeos podem ser vistos seguindo os links na página de Simoneta Capecchi

2011-03-04



Quinta dos Lilazes pegada à Quinta das Conchas. Caneta.

2011-03-03