Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2009-09-30

Ericeira



As arribas da praia do Sul - tinta da China

2009-09-28

Açores 2009






O Faial foi uma ilha onde estive uns diazinhos numa casa bem pertinho de Porto Pim, a praia onde, no mar, a meio da enseada, por entre os dois morros que ladeiam a enseada, o Pico da ilha do Pico se mostra em toda a sua beleza quando não brinca connosco às escondidas. Lembro-me que há anos, quando estive a primeira vez no Faial, e ali tomei banho e vi aquela maravilha em toda a sua beleza e cor, ter exclamado: - Parece o Fujyama em miniatura!.

As aguarelas foram feitas do pequeno terraço da casa dominando os telhados e tendo ao fundo a nesga de mar que me era dada ver e cujo enquadramento se encontra na primeira aguarela.

The beach of Porto Pim at Faial and the roofs that I could see from the house I have rented.

2009-09-24

Açores 2009




Lagoa do Fogo - S. Miguel. A água precisava de ser mais trabalhada mas, como já anteriormente referi, neste caderno resolvi não mexer; os trabalhos ficam tal como foram feitos no próprio local.

2009-09-22







Depois de um bom cozido comido na vila das Furnas fui visitar as caldeiras e a aguarela reflecte a minha interpretação.

A outra aguarela é da Lagoa das Furnas onde estive sentada esperando o fim da tarde e despertando nos verdes o calor que me vinha das várias caldeiras.

Saudades.



2009-09-19

Ericeira





Obras no novo pontão da praia dos pescadores - caneta e aguarelas.

Works at the fishermen's beach - pen and watercolours.

2009-09-17

Açores 2009




Depois de bem esmiuçada a lagoa das Sete Cidades em todos os seus escaninhos, recortes e belezas bem resguardadas o carro foi "atirado" para uma parte em terra bem junto à lagoa e frente à ponte; daí e de dentro do carro enquanto ouvia o silêncio e a ampliação do que me ia na alma, peguei no caderno e nas aguarelas e deixei que o pincel brincasse sem preocupações, também usufruindo das férias. Assim me saiu a Lagoa vista da Baía do Silêncio.

Lagoa das Sete Cidade - S. Miguel - Azores. Watercolour.

2009-09-15

Açores 2009






Dois desenhos do meu Moleskine de desenhos.

O primeiro do vulcão dos Capelinhos onde tive a possibilidade de permanecer algum tempo e não só observar o museu mas, sobretudo, completar aquela força viva e rude da natureza - o sublime terrível. O segundo o que resta do antigo farol.

Optei desta vez por não aprimorar nos dois cadernos que levei - 1 de aguarela outro de desenho - nenhum dos desenhos ou aguarelas aí feitos. A maior parte das vezes faço o esquema coloco as cores e depois, em casa, tento aperfeiçoar aqui um traço, ali uma cor, além mais qualquer coisa que o olhar não gosta; desta vez apeteceu-me deixar o que o instante captou, achei-o mais consentâneo com aquela força da natureza que me rodeava. Assim nem sequer as linhas a lápis foram apagadas.

Os dois foram feitos com caneta.

Nota: São ainda dedicados à minha amiga ad astra. Embora não sendo da sua bela ilha - S. Miguel - são do Faial e do seu arquipélago e, em especial, em retribuição à foto com que me brindou no seu blogue. Obrigada.

2009-09-13




Do caderno de aguarelas. Os rochedos dos Mosteiros. S. Miguel. Açores.

Rocks of Mosteiros at S. Miguel - Azores. Watercolour.

2009-09-10

De regresso





Primeira folha do meu diário de viagem com folhas próprias para aguarelas. Lagoa das Sete Cidades - S. Miguel - Açores.

The first page os my travel sketchbook with watercolour paper. Lagoa das Sete Cidade at Azores S. Miguel island.